Organismo de Cerificação
A certificação de produções artesanais consta do Sistema Nacional de Certificação das Produções Artesanais Tradicionais publicado no Dec. Lei 121/2015 de 30 de junho.
A pedido dos Municípios de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, o processo iniciou-se com a elaboração de um caderno de especificações, realizado pela Associação Portugal à Mão, aprovado pela Comissão liderada pelo I.E.F.P. (Instituto de Emprego e Formação Profissional). Seguidamente foi efetuado um registo de Indicação Geográfica no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A certificação é efetuada por uma entidade imparcial, a A.CERTIFICA, um organismo de certificação (O.C.) acreditado pelo IPAC (Instituto Português da Acreditação). Todas as Unidades Produtivas Artesanais (UPA´s) que são candidatas a ver a sua produção certificada, são visitadas por uma Comissão Técnica composta por dois Agentes de Controlo do O.C. (um técnico da qualidade e outro especialista na arte).
A cada UPA são atribuídas etiquetas, numeradas e com um holograma, para colocação em cada peça certificada. A marca do punção diretamente na peça é efetuada pelo INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) - Contrastaria que garantem ao consumidor tratar-se de uma peça única, produzida de forma artesanal.